segunda-feira, 13 de julho de 2020

. ÁLBUM DE FAMÍLIA II: O HOMEM QUE COMEU MINHA MÃE, de Vlado Lima

1

 




o homem que comeu minha mãe -

o primeiro -

era moreno

meio mouro

meio bugre

o cabelo preto muito preto

e uma lábia de vendedor de enciclopédias



o homem que comeu minha mãe

chegou no lombo de uma Caloi

cowboy nordestino

de sapato bico fino

calça pantalona

brilhantina no cabelo

e uma peixeira calibre 22

minha mãe caminhou sobre as águas

tocou banjo com anjos alcoólatras

e passou merthiolate nas chagas de Cristo



o homem que comeu minha mãe

foi embora no intervalo de um Corinthians e Bangu

disse que ia comprar cigarros

e desapareceu numa nuvem de gafanhotos

minha mãe desceu à mansão dos mortos

lambeu as sarnas de Cérbero

e pariu crisântemos nas vielas do inferno

virou uma bruxa chocha com o coração de jiló

que em noites de TPM cospe relâmpagos de sal



às vezes a velha olha através de mim

: tu és a cara do teu pai!






(Ilustração: Gerardo Sacristán Torralba,1929)





Nenhum comentário:

Postar um comentário