sexta-feira, 21 de julho de 2023

FOTTIAMCI, VITA MIA, FOTTIAMCI PRESTO / FODAMOS, MEU AMOR, FODAMOS PRESTO, de Pietro Aretino

 



Fottiamci, vita mia, fottiamci presto,

Poi che per fotter tutti nati siamo,

E se il cazzo ami tu, la potta io bramo,

Chè il mondo saria nullo senza questo.



Se dopo morte il fotter fosse onesto,

Direi: fottiamci tanto che moriamo,

Chè di là fotteremo Eva e Adamo,

Che trovorno il morir sì disonesto.



Veramente egl’è ver che se i furtanti

Non mangiavan quel pomo traditore,

So ben che si fottvano gli amanti.



Ma lasciamo le ciance e sino AL core

Ficchiamo il cazzo e fa che mi si schianti

L’anima, che nel cazzo or nasce or muore



E se possibil fore

Vorrei por nella potta anche i coglioni

D’ogni piacer fottuti testimoni.



Tradução de João Paulo Paes:



Fodamos, meu amor, fodamos presto,

Pois foi para foder que se nasceu,

E se amas o caralho, a cona amo eu;

Sem isto, fora o mundo bem molesto.



Fosse foder após a morte honesto,

“Morramos de foder!” seria o meu

Lema, e Eva e Adão fodíamos por seu

Invento de morrer tão desonesto.



É bem verdade que se esses tratantes

Não comessem do fruto traidor,

Eu sei que ainda fodiam-se os amantes.



Mas caluda e me enfia sem temor

Esse pau que à minha alma, em seus rompantes,

Faz nascer ou morrer, dela senhor.



E se possível for,

Quisera eu pôr na cona estes colhões

Que tanto prazer são espiões.





(Sonetos luxuriosos)



(Ilustração: Andrea Mantegna - Baccanale col tino -1470 ca.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário