sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ANTES DE COMEÇAR, de Almada Negreiros







(Depois de subir o pano, ouve-se um tambor que se vai afastando. Quando já mal se ouve o tambor, o Boneco levanta-se e vai espreitar ao fundo para fora. Entretanto a Boneca senta-se e está admirada de ver o Boneco a andar. Quando o Boneco volta para o lugar, fica admirado de ver a Boneca sentada a olhar para ele.)


O Boneco - Tu também te mexes como as pessoas?!


A Boneca - (Muito baixinho) Shiu!...


O Boneco - ó agora é que dei por isso!


A Boneca - (Idem) Shiu!...


O Boneco - Todas as noites puxo por ti e tu és sempre uma boneca!!!


A Boneca - (Idem) Shiu!


O Boneco - Eu julgava que de nós dois, era eu só que podia mexer-me!


A Boneca - (Sempre muito baixinho) Eu também julgava que de nós dois, era eu a única que podia mexer-me!


O Boneco - E nunca me sentiste a puxar por ti, todas as noites?!


A Boneca - (Idem) É que eu julgava que era o Homem que puxava por mim!


O Boneco - E tu? Puxaste por mim alguma vez?


A Boneca - (Idem) Nunca... nunca experimentei puxar por ti... Eu tinha pena, se ao puxar por ti tu não te mexesses. Por isso nunca experimentei!...


O Boneco - Pois eu, todas as noites, quando o tambor do Homem já vai muito longe, levanto-me e vou espreitar para fora...


A Boneca - Nunca te vi assim!... Às vezes, sentia puxarem por mim mas julgava que era o Homem..., e deixava-me estar boneca...


O Boneco - Se eu soubesse que tu eras como eu!


A Boneca - Se eu soubesse que também tu eras assim!


O Boneco - A culpa é tua! Eu bem puxei por ti, todas as noites!


A Boneca - Que pena! E eu que não adivinhava que eras tu! Olha, Boneco, perdoas? Tu não imaginas como eu sou tímida!...


O Boneco - É asneira!...


A Boneca - Schiu!... Não fales tão alto!


O Boneco - Não está ninguém lá fora! Eu nunca me levanto sem ter pensado primeiro se está alguém lá fora!... Só depois de ter pensado bem é que eu me levanto. E até hoje, ainda ninguém deu por nada... nem tu!


A Boneca - É verdade, nem eu...


O Boneco - Tu és uma tímida!


A Boneca - Pois sou...


O Boneco - E não há razão... pois se temos a certeza de que não está ninguém a ver! Faz algum mal?


A Boneca - Mas se vissem?


O Boneco - Não podem ver!


A Boneca - Tu tens a certeza de que não te podes enganar?


O Boneco - As pessoas é que se enganam! Nós os bonecos, nunca nos enganamos!!!...



(Antes de Começar)


(Ilustração: títeres da Alemanha – coleção Irma Abirab)




Nenhum comentário:

Postar um comentário