sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

AUTOBIOGRAFIA, de Abdias do Nascimento

 


   



EITO que ressoa no meu sangue

sangue do meu bisavô pinga de tua foice

foice da tua violação

ainda corta o grito de minha avó



LEITO de sangue negro

emudecido no espanto

clamor de tragédia não esquecida

crime não punido nem perdoado

queimam minhas entranhas



PEITO pesado ao peso da madrugada de chumbo

orvalho de fel amargo

orvalhando os passos de minha mãe

na oferta compulsória do seu peito



PLEITO perdido

nos desvãos de um mundo estrangeiro

libra... escudo... dólar... mil-réis

Franca adormecida às serenatas de meu pai

sob cujo céu minha esperança teceu

minha adolescência feneceu

e minha revolta cresceu



CONCEITO amadurecido e assumido

emancipado coração ao vento

não é o mesmo crescer lento

que ascende das raízes

ao fruto violento



PRECONCEITO esmagado no feito

destruído no conceito

eito ardente desfeito

ao leite do amor perfeito

sem pleito

eleito ao peito

da teimosa esperança

em que me deito



(Ilustração: Adriana Varejão - filho bastardo II)



Nenhum comentário:

Postar um comentário