domingo, 30 de setembro de 2018

COMO ÁLVARO DE CAMPOS, de Eliana Iglesias






Eu que ainda me atenho a tantas coisas

Que reparo o movimento das nuvens

E percebo a chuva que vem

Pelo avisar dos ossos

Eu que anseio as areias

E o mar a salgar-me a pele

E sempre aposto em caminhadas

Como a melhor panaceia

Eu que arranjo tempo para estrelas

Para as fases da Lua

E mudanças de maré

Que tenho atenção para plantas

E não me descuido dos bichos

Que embora não tome Coca-Cola

E nem pense em casamento

Me imponho fidelidade aos poemas

Que outros à boca miúda

Dizem ser má companhia

Eu que execro salamaleques

E a atribuição de terceiros

Que apesar de uma casa sem filhos

Com tutano me aferro à intenção

De fazê-la sempre um lar

Eu que não perco a noção do que sou

E do que não pretendo vir a ser

E que por sorte praguejo, deliro, desatino

E que quando fecho os olhos

Procuro fazê-lo com afinco

Na convicção quem sabe

Poderei sonhar “a paz”

Eu que não invejo garrafas vazias

Postas fora pela vizinhança

Porque sei não necessito álcool

Para extasiar-me

Eu que a cada manhã

Ao abrir o jornal

Por ser consoante com o Humano que há em mim

Não posso entender a banalização da violência

As injustiças praticadas, a fome, o erro, a peste

E por ser consoante com o Humano que há em mim

E força alguma há de tirar

Como Álvaro de Campos, verifico:

“... que “já não tenho par nisto tudo neste mundo”





(Ilustração: Frida Kahlo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário