segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

RUA DE ONTEM, de Yasmin Nigri


1



I

A gente assistia Anticristo na cama comendo pastel de chocolate
enquanto você me acariciava a barriga
naquele tempo já parecia tão difícil a união

como era mesmo que você me olhava quando a gente ainda se via?


II

Uma duas várias ondas de raiva te destruíam as mãos e a louça
leão enjaulado eu defendia seu show à plateia estupefata

III

Meti a mão na sua cara
verdade seja dita eu meti a mão na sua cara algumas vezes
você fica parecendo uma vagabunda com essas argolas de solteira

IV

O motel aos dezoito era mais ou menos:
                             
1. vestir roupões brancos que engoliam a gente
2. pedir macarrão com camarões
3. escolher com esmero aquele corpete branco com meias ¾ e um salto Melissa

como era mesmo que você me olhava quando a gente ainda se via?

V

Na festa em que tomamos LSD pela primeira vez
pulamos a noite inteira na grama
você sabe como minha mãe me irrita mas eu não empurrei ela
nem dinheiro tínhamos pra pagar
juntamos metade dos seus livros
e vendemos no sebo

VI

Aos sábados eu cozinhava enquanto você jogava GTA
eu não preciso de amigos eu tenho você
e largávamos tudo sujo na pia

VII

Às vezes me levava uma rosa vermelha
escondida nas costas
o buquê, você leu, era enfeite pra casa

Com base no trecho acima marque a(s) alternativa(s) correta(s):

a) dona de casa não é sujeito
b) livro de autoajuda não é literatura
c) buquê não é flor
d) só pode existir cavalheirismo em uma sociedade já profunda e inerentemente machista

VIII

Aos finais de semana fazíamos
amor na praia de Copacabana
no barco náufrago você sacrificava sua família e me salvava
two against the world


IX

Não pode sair sem mim           
Eu tô tentando melhorar         
Uma coisa de cada vez               
Calma!                                
                      
brigando fora de casa
brigando dentro de casa
xingando aqui e acolá
fim

X

foi tudo um sobressalto porque o amor é um sobressalto e fica difícil de enxergar o que tá por trás desse salto descer desse salto pisar no chão novamente o chão é duro a suspensão é sempre deliciosa crescer nem sempre é uma coisa boa guarda isso você não vai precisar mas se for pra guardar algo de tudo guarda isso saber que você anda gritando com a sua namorada nova escutar vai tomar no seu cu duas vezes acabou tudo sabe amor não pode ser conivente assim não basta o feminismo liberal não basta desculpas não bastam arrastam a corrente eterna

XI

Es bleibt uns die Straße von gestern(*)



(*) Resta-nos a rua de ontem (nota do blogger)





(Ilustração: Dino Valls - Araneidae)




Nenhum comentário:

Postar um comentário