domingo, 11 de agosto de 2013

ANTI-DELAÇÃO, de Vasco Cabral









A noite veio,


disfarçada em dia,


e ofereceu-me a luz,


diáfana como a Aurora.






Mas eu disse que não.






Depois veio a serpente


disfarçada em virgem


e ofereceu-me os seios e os braços nus.






Mas eu disse que não.






Por fim veio Pilatos,


disfarçado em Cristo,


e numa voz humana e doce


disse: "se quiseres eu dou-te o paraíso


mas conta a tua historia..."






Mas eu disse que não,


que não, não, não!






E continuei um Homem!


E eles continuaram


os abutres do medo e do silêncio.



(Vidas Lusófonas - site; poeta de Guiné-Bissau)




(Ilustração: Ron English - apples and oranges)





Um comentário:

  1. A poesia de Vasco Cabral, de temática política em essência, nos remete à realidade brasileira atual, quando somos bombardeados por revelações incontáveis de abuso econômico e social. O anticoloanismo presente em seus textos nos desafiam a superar o colonialismo moderno, porque atual, praticado pelas elites dominantes,que roubaram recentemente a voz do povo brasileiro, tomando o poder a todo custo.

    ResponderExcluir