quinta-feira, 30 de agosto de 2012
AUTOMÓVEIS DEVEM TER RABOS?, de Fernando Reinach
A descoberta de como os lagartos
usam seus rabos motivou a construção de carros-robôs providos de rabos. E,
impressionante, o rabo ajuda a estabilizar o veículo.
Para que servem os rabos? Vacas
espantam moscas e macacos se penduram, mas sempre se suspeitou de que a
principal função dos rabos seria ajudar os animais a manter o equilíbrio. O
princípio envolvido é o mesmo que os equilibristas usam para andar numa corda
bamba carregando uma longa vara. Se eles vão cair para a esquerda, levantam a
borda direita da vara, o que leva o corpo a se inclinar para a direita,
permitindo reequilibrar o corpo.
O fenômeno físico por trás desse
efeito é a conservação do momento angular. Em filmes de guepardos perseguindo
gazelas em alta velocidade, pode ser observado que o animal move o rabo para
compensar o desequilíbrio causado pelas curvas fechadas necessárias para
acompanhar a presa. Até recentemente, essa função dos rabos era uma simples
suposição, nunca comprovada experimentalmente.
Um grupo de cientistas filmou em
câmara lenta os saltos de lagartos da espécie Agama agama. Os lagartos, que
pesam aproximadamente 65 gramas, eram incentivados a correr em uma pista, subir
em um degrau, saltar sobre um vão, pousar sobre uma superfície vertical e
entrar no seu esconderijo. Esses vídeos foram analisados de modo a verificar
como o lagarto conseguia orientar o corpo durante o voo de modo a conseguir
pousar na vertical partindo da posição horizontal.
Os cientistas variaram a superfície
do degrau de onde o lagarto partia. Quando a superfície era lisa, mas não
escorregadia, o lagarto conseguia orientar corretamente o pulo e o rabo
permanecia reto em relação ao corpo. Mas, se a superfície era escorregadia, o
impulso era mais fraco e ficava mais difícil de o lagarto iniciar o pulo com a
cabeça erguida. Ele decolava em linha reta e, se nada fosse feito, bateria de
frente na superfície vertical. Nesses casos, o lagarto levanta rapidamente o
rabo de modo a orientar o corpo para a vertical durante o voo , conseguindo
pousar corretamente. Finalmente, se a superfície era áspera, o lagarto partia
com um excesso de inclinação e necessitava baixar o rabo para orientar o corpo.
Após coletar e analisar esses dados,
os cientistas construíram um modelo matemático que permite prever o quanto é
necessário mover a cauda do lagarto para orientar o corpo durante o voo,
qualquer que seja sua orientação inicial. Para verificar se esse modelo estava
correto, construíram um carro-robô com rabo, que possui um giroscópio que mede
a inclinação do corpo do carro (que faz o papel do ouvido interno do lagarto) e
informa um computador.
Com base nesses dados, o computador
(que faz o papel do cérebro do lagarto) utiliza o modelo matemático e ativa um
motor (que faz o papel dos músculos do rabo do lagarto) capaz de alterar a
orientação do rabo do carro. O sistema é programado para mover o rabo de
maneira a manter o corpo do carro na horizontal durante a queda.
O carro-robô foi lançado em uma
pista descendente, semelhante a uma pista de salto de esqui, que termina em um
trecho ascendente. Normalmente, sem a ativação dos movimentos do rabo, o carro
tende a cair de bico no chão, como ocorre quando um caro sai da estrada e cai
em um barranco . Quando o rabo inteligente é ativado, o carro consegue manter a
frente erguida durante a queda e pousa na horizontal.
Isso prova que o rabo móvel é capaz
de orientar o carro durante a queda. Mais importante, esse resultado demonstra
que o modelo deduzido a partir dos estudos com lagartos permite não somente
prever o comportamento dos lagartos, mas controlar a orientação de um carro
durante a queda. Como toda boa ciência, esse estudo explica como funciona um
fenômeno natural e permite que esse conhecimento seja incorporado a novos
produtos.
É difícil saber se essa tecnologia
um dia será incorporada aos carros. Afinal, um carro com rabo talvez não habite
o sonho dos consumidores - mas sem dúvida o rabo ajudaria a evitar acidentes.
(OESP/19 de janeiro de 2012)
(Ilustração: Ji Yong Ho - beest)
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Tecnicamente não se quer referir a "rabos" mas a "caudas". O rabo não tem qq função de equilíbrio lateral, mas sim a cauda, e isso é notório nos símios quando caminham nos troncos das árvores. Mas repare que o português comum trabalha 6 meses por ano para pagar as despesas totais do seu carro. Elas são o seguro, o combustível, as revisões, reparações, possível crédito automóvel, desvalorização do veículo, lavagens, eventuais multas, IUC, portagens e parqueamento. Esse custo total ultrapassa muitas vezes os 500€ por mês, mas as pessoas não fazem essa contabilidade porque as contas que se pagam aparecem distribuídas pelo ano em diferentes parcelas. Faça você mesmo as suas contas em AUTOCUSTOS.COM e poderá ficar surpreso com o resultado final! Pense depois quanto ganha por mês e quantos meses tem de trabalhar para suster o seu carro!
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