Segundo se affirma, ha na nova reforma do Ministerio do Exterior uma disposição hostil ao casamento entre diplomatas brasileiros e mulheres estrangeiras. Por esse dispositivo nao ficam terminantemente prohibidos taes enlaces, mas qualquer diplomata brasileiro, que desejar — como diria o sr. Ruy Barbosa — fazer maridança com mulher forasteira, tera de solicitar licença ao ministro do Exterior.
Ha quem affirme ser perfeitamente inutil semelhante artigo, sobre o seguinte fundamento: a menos que se trate de alguma actriz malafamada, ou de alguma prostituta celebre, que tenha seduzido algum dos nossos diplomatas, estes sempre obterao licença para casar com estrangeiras. Por exemplo: um diplomata nosso pede e obtem licença para casar-se com uma ingleza; como negara o ministro licença a outro que deseje tomar por esposa uma argentina, que esteja em egualdade de condições moraes e sociaes com a ingleza?
Admittamos ainda a hypothese em que o ministro, por antipathia para com certo diplomata, lhe negue uma licença, embora egual ja tenha sido concedida a outros. O caso e perfeitamente possivel. Nada mais natural do que haver animadversoes entre o ministro do Exterior e seus subordinados, principalmente si o ministro houver sido tirado da carreira diplomatica… Bem pode ser, com effeito, que, entre o ministro e o diplomata em questão, haja havido outrora algum incidente por amor de alguma transferencia ou de alguma promoção em que um tenha sido supplantado pelo outro. O ministro, pois, aproveita-se da situaçao para vingar-se do seu antagonista, fazendo-lhe picuinhas em materia delicada, como e o casamento. Chega a negar-lhe a licença pedida, embora se trate de senhora digna de casar-se com qualquer dos mais gravibundos diplomatas.
Que fazer num caso desses ? Como agir para com semelhante ministro ? Mandar amigos fallar a S. Ex. ? Mas S. Ex. podera dizer a esses amigos, limpando com o lenço as suas lunetas :
— Nao pensem voces que eu queira perseguir o homem. Si lhe neguei a licença, foi porque tinha motivos. . .
— Mas não pode ser, sr. ministro. Sabemos que se trata de uma senhora honesta. Nos a conhecemos de Paris, de Londres, de Haya…
— Mas nao podem conhecel-a tanto quanto eu, que alias nunca a vi. Sei que ella nao merece a mao, por tantos titulos illustres, do nosso amigo. Tenho informações dos agentes confidenciaes . . .
Desolados, escrevem os amigos ao diplomata :
(Caro F . — O seu caso sentimental, que é, como V. sabe, tambem o nosso caso, complica-se cada vez mais. Estivemos eu e B. com o ministro, que se mostrou inconciliavel a esse respeito. Deve haver por ahi intrigantes interessados em molestal-o, porque, conhecendo como conhecemos a sua noiva e a V. tambem, que jamais commetteria a leviandade de dar o seu nome a mulher que o nao merecesse, passamos pela surpresa de ouvir declarar o ministro que o fundamento da recusa da licença eram informações desfavoraveis a Madame Tres Estrellas, informaçoes que — la o disse S. Ex . — lhe foram mandadas por agentes confidenciaes! Veja si ha, entre os nossos agentes confidenciaes aki, algum que tenha motivo de ressentimento contra V.. Mande-me suas ordens e creia que os seus amigos tudo farao pela sua felicidade, so desejando todos desmascarar os inimigos occultos da sua noiva. Procure V. indagar do grau de relações que por ventura existam entre a familia de sua noiva e o ministro da Hollanda aqui. Não sei porque, ando meio desconfiado deste fidalgo . . . Sempre seu —.»
Ora, o diplomata sabe perfeitamente que o ministro da Hollanda nada tem que ver com a attitude do ministro do Exterior ; que na sede da sua legação nao ha agentes confidenciaes do Brasil ; e que sua noiva e respeitadissima ; pelo que, urra de la aos amigos pelo cabo submarino: Ministro mentiu : nenhum confidencial aqui ; Hollanda innocente.
Supponhamos agora que o diplomata seja o que se chama homem de genio forte, e veja sua noiva emmaranhada pelo ministro nesse labiryntho de infamantes insinuações. A tal homem so lhe resta uma saida: pedir licença, ou, ainda sem licença, vir ao Rio de Janeiro, correr ao Itamaraty, cair como um raio no gabinete do sr. ministro e partir a murros uns tres ou quatro dentes a S. Ex., caso os tenha. A saida nao sera das mais finamente diplomaticas, mas, para casos desses, nao vislumbro outra. E os senhores vao ver que o futuro talvez me dê razão: esse dispositivo da reforma ainda nos proporcionara bons pratinhos…
Ha quem ja tenha suggerido adoptar o que se pratica na Inglaterra: prohibição absoluta, para qualquer agente diplomatico, de casar-se com mulher que nao seja ingleza.
A isto se responde, dizendo que:
Primeiro — nao se pode por freio ao coraçao de ninguem;
Segundo — a Inglaterra ja pode estabelecer limitações nesse sentido, ao passo que nós ainda nao estamos em condições de fazel-o.
Com effeito, a Inglaterra tem abundancia de mulheres bellas e aptas a serem boas e leaes companheiras do homem que eleger o seu coraçao; nos ainda nao temos o necessario… O diplomata inglez que, em todo o Reino Unido e no Imperio Britannico, nao encontrar uma mulher a sua feição, ou nao tem sorte nenhuma, ou entao e exigente de mais.
No Brasil, ja o caso e mais complicado. O rapaz que segue a carreira diplomatica passa geralmente tres a quatro e mais annos no estrangeiro. Por la trava elle suas relações familiares; portanto, nada mais natural que se embeice por alguma das moças do paiz e se case com ella. Demos, entretanto, de barato, que o rapaz, depois de quatro annos de ausencia, volte solteiro para o Brasil e queira casar-se com uma patricia. O diplomata, geralmente, nao conhece as moças do interior; e, embora venha a conhecel-as, provavelmente nao querera tomar por mulher uma rapariga bisonha, inexperiente e talvez refractaria ao viver que lhe destina seu marido. Assim, elle tem de escolher esposa por aqui mesmo.
Diz o dictado que quem imagina nao casa; ora, quem imagina alguns momentos a respeito das meninas do Rio, fica sem saber si casa ou nao casa. Ha de haver com certeza por ahi muita menina que, sendo intelligente e interessante, seja tambem honesta; mas nenhuma dellas traz estrella na fronte para distinguir-se das que nao o sao. E que pensar da moralidade domestica dominante numa cidade em que, aos primeiros rebates do Carnaval, saltam para a rua as moças todas, com suas maes e seus paes, com seus irmaos e seus noivos, com as suas irmas menores, a berrar despejadamente dentro de caminhoes, e a cantar coisas tao torpes que o jornaes se veem obrigados a chamar a attenção da policia? Ninguem quer que as moças e as meninas se vistam de burel e passem os dias em jejuns e cilicios; mas tambem nao se pode permittir que levem a sua liberdade ao ponto de entoar cantigas tao licenciosas, que nao se usam nem em assembleas de meretrizes, a nao ser que se trate de rebombeiras da mais baixa extracção. De maneira que, ao ver uma menina e ao pensar em casar-se com ella, deve o rapaz interrogar: «Tera esta pequena feito o Carnaval? Tera cantado o Na minha casa nao se racha lenha ?»
Entre as canções mais em voga durante o ultimo Carnaval (1920), uma havia cuja letra era a seguinte
CAVALHEIROS
Na minha casa nao se racha lenha !
DAMAS
Na minha racha ! Na minha racha !
CAVALHEIROS
Na minha casa nao ha falta d’agua !
DAMAS
Na minha abunda ! Na minha abunda !
DAMAS
Na minha casa nao se pica fumo !
CAVALHEIROS
Na minha pica ! Na minha pica !
E assim por deante…
Estas torpezas, em que a ausencia de espirito se consubstancia com a mais repugnante falta de grammatica, eram cantadas à porfia por moços e moças que se presumem de boas familias. A policia interveio a tempo de impedir que se generalisassem esses miasmas moraes.)
Grave erro sera suppor que os rapazes brasileiros, na sua maioria, desejem casar-se com meninas carnavalescas e levianas. A essas apreciam-nas os rapazes como companheiras de troça; quando, porém, se trata de casamento, buscam outras…
Tenhamos a coragem precisa para reconhecer o seguinte: o systema de educação adoptado para as meninas cariocas, assim como para as de outras cidades grandes do nosso paiz, e pessimo. Essa educação consiste num pouco de musica (piano e canto), algumas lambugens de lingua patria e de francez, dansa, futebol e arte de caçar maridos. A moça estrangeira, sem saber musica e entendendo mediocremente de futebol, sabendo theoricamente muito menos do que a brasileira de beiramar, que e a mais civilisada das brasileiras; a moça estrangeira, como nasceu e foi educada no trabalho em outros centros de cultura e civilisação, sabe trabalhar, sabe defender-se na lucta pela vida e sabe ser esposa seria, grave, solidamente compenetrada assim dos seus deveres como dos seus direitos. D’ahi, a preferencia que vao tendo as estrangeiras (francezas e italianas poucas, inglezas, um pouco mais, argentinas ja algumas, e principalmente as allemans) perante jovens brasileiros. A muitos conheço eu casados com estrangeiras e dao-se a maravilha com ellas e ellas com elles. De varios sei eu, rapazes de boas familias e de boas prendas, bem educados, bem apessoados, alguns ate com dinheiro de seu, que aguardam opportunidade para ir à Europa, onde pensam em casar-se, de preferencia com allemans, que as ha lindissimas, e sao geralmente mulheres muito calmas, muito boas donas de casa e habituadas a ver o mundo atravez das pupillas de seus maridos. As nossas patricias, pois, estao, no terreno sentimental e domestico, ameaçadas de perigosa concorrencia…
O que aqui digo é o que observo e o que ouço a amigos e conhecidos dignos de marca. Nao se trata da mulher do interior, a moça brasileira authentica, muito santa, boa engommadeira, mae maravilhosa, esposa adoravel como enfermeira, mas enfermeira muito insipida para esposa… A mulher de que aqui se trata e a brasileira civilisada. Ora, esta, na concorrencia, tem de ser derrotada pela estrangeira; porque a estrangeira medianamente educada e necessariamente mais intelligente, mais fina e mais civilisada do que a brasileira finamente educada, que traz para o lar, juntamente com a sua educação, uma serie infindavel de preconceitos ancestraes contra os trabalhos caseiros e contra a submissao que todas devem a seus maridos em virtude do direito natural do mais forte sobre a mais fraca. Ha excepções, mas ninguem pode argumentar com excepções, porque estas só servem para confirmar a regra geral. Ahi esta porque muitos rapazes de fina educação se temem de casar-se com as patricias, porque nao sabem o que esta do outro lado do veo… E as moças, que, com a sua desenvoltura e o seu desbragamento carnavalesco, suppoem arranjar bons partidos, vôam lindamente, alegremente, para a sua propria ruina, visto que os rapazes serios, graves, que desejam formar o seu lar honestamente, sem receio de serem victimas do ridiculo e apontados na rua, a dedo, como capricorneos, esses nao se casam com meninas assanhadas; mas, como nao e facil distinguir entre levianas e virtuosas, vao elles, por seguro, preferindo estrangeiras; ate porque, no caso de engano, muito menos doloroso sera para qualquer homem ser trahido por estrangeiras do que por patricias. Isto para os simples mortaes, que nao fazem parte da carreira diplomatica.
Que diremos entao dos diplomatas, que passam annos longe das patricias? Diremos que nao se lhes pode cercear o direito de escolher esposas entre as mulheres honestas dos paizes em que servirem. Demais, o casamento entre brasileiros e estrangeiras só nos pode trazer vantagens, uma das quaes e nao das menos apreciaveis, e a de melhorar a nossa triste raça…
Claro está que, quando eu digo mulheres estrangeiras, entendo alludir a raças fortes e bellas, como a germanica, a anglo-saxonica, a slava e a italica. Em materia de mulheres, como em materia de industrias texteis, nao podemos ainda ser proteccionistas, porque, em ambos estes pontos, o estrangeiro, por enquanto, produz e ainda durante muito tempo produzira mais, melhor e mais barato do que nos. Em questoes de mulheres, so podemos e devemos ser livres cambistas…
(Verdades Indiscretas)
(*) Relutei em manter a ortografia original, mas acabei por me curvar à ideia de que a verve e a ironia do autor ficarão mais resguardadas na forma como foi publicada.
(Ilustração: Michael Lang - Urban Expressions - masks)
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