sexta-feira, 6 de abril de 2018

DOIS CORPOS QUE CAEM, de João Silvério Trevisan








Por simples acaso, dois desconhecidos encontraram-se despencando juntos do alto do Edifício Itália, no centro de São Paulo. 

– Oi – disse o primeiro, no alvoroçado início da queda. – Eu me chamo João. E você? 

– Antônio – gritou o segundo, perfurando furiosamente o espaço. 

E, só pra matar o tempo do mergulho, começaram a conversar. 

– O que você faz aqui? – perguntou Antônio. 

– Estou me matando – respondeu João. – E você? 

– Que coincidência! Eu também. Espero que desta vez dê certo, porque é minha décima tentativa. anos venho tentando. Mas tem sempre um amigo, um desconhecido e até bombeiro que impede. Você afinal está se matando por quê? 

– Por amor – respondeu João, sentindo o vento frio no rosto. – Eu, que amava tanto, fui trocado por um homem de olhos azuis. Infelizmente só tenho estes corriqueiros olhos castanhos… 

– E não lhe parece insensato destruir a vida por algo tão efêmero como o amor? – ponderou Antônio, sentindo a zoada que o acompanhava à morte. 

– Justamente. Trata-se de uma vingança da insensatez contra a lógica – gritou João num tom quase triunfante. – Em geral é a vida que destrói o amor. Desta vez, decidi que o amor acertaria contas com a vida! 

– Poxa – exclamou Antônio – você fez do amor uma panaceia! 

– Antes fosse – replicou João, com um suspiro. – Duvidoso como é, o amor me provocou dores horríveis. Nunca se sabe se o que chamamos amor é desamparo, solidão doentia ou desejo incontrolável de dominação. O que na verdade me seduz é que o amor destrói certezas com a mesma incomparável transparência com que o caos significante enfrenta a insignificância da ordem. Não, o amor não é solução para a vida. Mas é culminância. Morrer por ele me trouxe paz. 

Ante o vertiginoso discurso, ambos tentaram sorrir contra a gravidade. 

– E você, como se sente? – perguntou João a Antônio. 

– Oh, agora estou plenamente satisfeito. 

– Então por que busca a morte? 

– Bom – respondeu Antônio – me assustou descobrir um fiasco primordial: que a razão tem demônios que a própria razão desconhece. Daí, preferi mergulhar de vez no mistério. 

– Sim, da razão conheço demasiados horrores. Mas que mistério é esse tão importante a ponto de merecer sua vida? 

– Não sei – respondeu Antônio. – Mistério é mistério. 

– Mas morto você não desvendará o mistério! – protestou João. 

– Por isso mesmo. O fundamental no mistério é aguçar contradições, e não desvendar. Matar-me, por exemplo, é bom na medida que me torna parte do enigma e, de certo modo, o agudiza. Tem a ver com a fé, que gera energias para a vida. Ou para a história, quem sabe… 

– Taí um negócio que perdi: a fé. Deus para mim… – e João engasgou. 

– Ora – revidou Antônio vivamente. – A fé nada tem a ver com Deus, que se reduziu a uma pobre estrela anã de energias tão concentradas que já nem sai do lugar. Deus desistiu de entender os homems, e virou também indagador. Sem Deus nem Razão, a única fé possível é mergulhar neste abismo do mistério total. 

– Mas para isso é preciso ao menos saber onde está o mistério – insistiu João com os cabelos drapejando ao vento. 

– Ué, o mistério está em mim, por exemplo, que me mato para coincidir comigo mesmo. Mas há mistério também em você: seu morrer de amor é o mais impossível ato de fé. Graças a ele, você participa do mistério. Porque se apaixonou pelos abismos. João olhou com olhos estatelados, ao compreender. E Antônio, que já faiscava na semi-realidade da vertigem, gritou com todas as forças: 

– Há sobretudo este mistério maior de estarmos, na mesma hora e local, cometendo o mesmo gesto absurdo e despencando para a mesma incerteza, por puro acaso. Além de cúmplices, a intensidade deste mergulho nos tornou visionários. Você não vê diante de si o desconhecido? É que já estamos perfurando a treva. 

E como tudo de fato reluzia, João também ergueu a voz: 

– Sim, sim. É espantoso o brilho do absurdo. 

– E agora – disse Antônio bem diante do rosto de João – falemos um pouco da permanência. Você gosta dos meus olhos azuis? 

Foi quando os dois corpos se estatelaram na Avenida São Luiz. 



(Cem melhores contos brasileiros do_século) 



(Ilustração: Nicholas Broughton - The Fall of Icarus)






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